Um desabamento de um conjunto de casas na comunidade de Jatobá, no bairro Ouro Preto, em Olinda, na região metropolitana do Recife, resultou na morte de duas pessoas e deixou nove feridos neste domingo (19). O incidente aconteceu no início da manhã, em um imóvel que abrigava oito moradias conjugadas — cinco no piso térreo e três no pavimento superior —, onde residiam 12 pessoas, segundo informações do Corpo de Bombeiros.
Duas vítimas masculinas vieram a óbito. Uma delas morreu no local do acidente. A outra chegou a ser resgatada por um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF), mas não resistiu. Por volta das 8h20, a equipe aérea do SAMU foi acionada e pousou em um canteiro de estrada. O homem resgatado, com 90% do corpo queimado, foi transportado até o campo do quartel do Derby, no Recife, e encaminhado para o Hospital da Restauração, onde morreu.
Os nove feridos foram socorridos pelos bombeiros ou por vizinhos e levados a Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais da região. No momento, as equipes de resgate buscam uma idosa cadeirante que estaria sob os escombros.
As causas do desabamento ainda serão objeto de investigação. Há suspeita inicial de que uma possível explosão de um botijão de gás possa ter provocado a tragédia, embora os bombeiros tenham relatado que não sentiram cheiro de gás ao chegar ao local. A investigação ficará a cargo da Delegacia do Varadouro. O Instituto de Criminalística (IC) foi mobilizado para realizar a perícia no local. Os trabalhos de resgate foram dificultados pela configuração do imóvel, que concentrava um grande número de moradias no mesmo espaço, conforme apontado pelas equipes.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), em viagem à China, manifestou-se por meio de redes sociais, assegurando que todas as forças operacionais do estado, incluindo as equipes de busca e as de investigação, estão atuando no caso. A Prefeitura de Olinda, por sua vez, informou que está mobilizada com diversas equipes para as ações de resgate, suporte e acolhimento às vítimas. "A Defesa Civil e várias equipes da prefeitura estão no local prestando todo o apoio necessário", afirmou a prefeita Mirella Almeida (PSD).
Além do Corpo de Bombeiros, que enviou nove carros de resgate e salvamento e 33 homens ao local, a operação conta com a participação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Defesa Civil e secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Controle Urbano, Segurança e Gestão Urbana.
Postar um comentário