Aumento de denúncias de maus-tratos a animais em Araçatuba preocupa autoridades

 

Foto: Reprodução | Agência Brasil

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araçatuba, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, recebeu 445 denúncias de maus-tratos a animais entre janeiro e setembro deste ano. O número representa um aumento em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 379 queixas.

De acordo com o órgão, 297 animais estiveram envolvidos nas ocorrências, sendo 180 cães e 117 gatos. Durante os nove meses, o CCZ acolheu 279 animais em situação de risco, dos quais 223 eram cães e 56 gatos. Todos passam por avaliação veterinária, recebem vacinas, vermífugos e são castrados em parceria com a Clínica Meu Pet, tornando-se aptos para adoção responsável.

A coordenadora do CCZ, Rute Mara Floriano Paulino, destacou que todas as denúncias são verificadas, embora nem todas se confirmem. Em alguns casos, os tutores receberam apenas advertência e orientação sobre os cuidados necessários. Em sete ocorrências, foi preciso acionar o apoio da Guarda Civil Municipal.

Rute lembrou que maus-tratos a animais constituem crime previsto em lei federal, com pena de dois a cinco anos de reclusão e multa. “Quem tem um animal de estimação precisa garantir condições adequadas de alimentação, higiene e saúde”, afirmou.

Adoção responsável

As ações de adoção realizadas pelo CCZ neste ano já garantiram um novo lar para 250 animais. Atualmente, o centro abriga 16 cães, dez adultos e seis filhotes, e uma gata, todos disponíveis para adoção.

Os interessados podem procurar o CCZ, localizado na Rua Doutor Luiz de Almeida, 145, no Bairro Paraíso, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Para adotar, é necessário ter mais de 18 anos, apresentar documento com foto e comprovante de residência.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem