A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira (18), em Santos, no litoral de São Paulo, um homem acusado de integrar uma associação criminosa especializada no chamado “golpe do falso advogado”. O suspeito, identificado como Gabriel Macedo Gomes, conhecido pelos apelidos “Graxa” ou “Graixinha”, teve a prisão preventiva decretada e confessou envolvimento com o grupo.
De acordo com as investigações, a função de Gomes era recolher o dinheiro de vítimas, em sua maioria idosos, e repassar os valores ao núcleo da organização. O golpe consistia em induzir pessoas a realizarem saques emergenciais, acreditando tratar-se de orientações legítimas.
A prisão ocorreu no bairro Macuco, durante uma operação do 3º Distrito Policial de Santos, coordenada pela delegada Lígia Villela. A ação contou com vigilância prévia e incursão tática no imóvel, realizada sem incidentes. Foram apreendidos celulares, mídias e outros materiais que serão analisados pela perícia.
O caso ocorre em meio a uma onda de fraudes semelhantes em todo o país. Os criminosos se passam por advogados para convencer vítimas a efetuar transferências, geralmente via Pix, prometendo a liberação de supostos valores judiciais.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou recentemente uma campanha nacional de conscientização para alertar a população. Pelo site ConfirmADV, é possível checar a identidade de profissionais e evitar ser enganado. Em situações suspeitas, a recomendação é denunciar diretamente nos canais oficiais da OAB Nacional.
Postar um comentário